quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comunicação… o elo mais forte

Aproveito este espaço de excelência de interactividade com os nossos utentes e com os demais visitantes do nosso blogue, para falar de comunicação. Essa janela de oportunidade tão bem usufruída por uns e desaproveitada por muitos mais.

Se bem que a muitos custe admitir, a chegada das novas tecnologias, embora se manifeste como um veículo excelente de comunicação, deixa um rasto menos desejável e que infelizmente se vem evidenciando, principalmente junto dos mais jovens, refiro-me à perda continua de comunicação verbal, pessoal, “olhos nos olhos” como se costuma dizer.

É esta comunicação descoberta na génese da palavra, “Comunicação – comum + acção, onde significa “acção em comum”, tendo em conta que o “algo em comum” refere-se a um mesmo objectivo da consciência e não as coisas que se diz materiais.”

Outra, entre muitas que poderíamos colocar, das definições de comunicação refere-se a “uma actividade educativa que envolve troca de experiência entre pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que os grupos sociais retornem ao primitivo.”

Pessoalmente, entendo imprescindível a utilização da comunicação, e continuo a usá-la como bastião, não só na demonstração da afectividade positiva e de motivação pessoal, mas também como ferramenta vital da gestão de sistemas complexos.

A comunicação estimula a satisfação e, embora poucos se apercebam da sua influência, ela apresenta-se como factor dinâmico na resolução de problemas considerados insupríveis. Neste sentido, a intervenção pedagógica, responsável e assertiva, ocorre como processo dinamizador deste conceito, não apenas numa lógica hierárquica de obrigações, mas fundamentalmente na construção de uma relação afectuosa e estimulante, capaz de engendrar um convincente processo de gestão de uma estrutura complexa.

Ao estrangularmos o valor da comunicação, caminhamos para um desalento absoluto que se traduz, em última análise, na ignorância completa de nós próprios, afastando a comunicação do seu papel principal como elo mais forte.

28.10.2009
Francisco Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário